Quem é Zé do Caixão?

José Mojica Marins, criador e intérprete do personagem “Zé do Caixão” que está completando 50 anos de existência, é cineasta premiado nacional e internacionalmente. Mojica é considerado o cineasta ícone, pioneiro do gênero “horror” no Brasil. Inclusive, é cineasta referência do cinema de horror no mundo inteiro. Em seu vasto currículo constam mais de cem filmes sob sua direção. Atuou em várias produções de diversos diretores e em muitas de suas obras. Também possui livros publicados e histórias em quadrinhos baseadas em seus argumentos. Apresentou vários programas de TV e atualmente está no ar com o programa O Estranho Mundo de Zé do Caixão que é exibido toda sexta-feira, meia noite, no Canal Brasil. Seu último longa-metragem em película é Encarnação do Demônio de 2008. Esse é o filme que encerra a trilogia iniciada com À Meia-Noite Levarei Sua Alma, de 1963 e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver, de 1967.

 

 

Zé do Caixão , cujo nome real nos filmes é Josefel Zanatas, é o personagem mais famoso criado pelo cineasta José Mojica Marins.
Embora Mojica seja conhecido principalmente como diretor de cinema de terror, teve trabalhos anteriores cujos gêneros variavam entre faroestes, dramas, filmes de aventura, pornochanchadas, dentre outros. Mojica desenvolveu um estilo próprio de filmar que, inicialmente desprezado pela crítica nacional, passou a ser reverenciado após seus filmes começarem a ser considerados cult no circuito internacional. 
Mojica é considerado como um dos inspiradores do movimento marginal no Brasil.
José Mojica Marins atualmente é um dos ícones internacionais do cinema de terror. 
Seu personagem mais famoso, o brasileiríssimo Zé do Caixão, é reverenciado mundo afora , “batizado internacionalmente” como “Coffin Joe”.

Newsletter